Como Fazer um Scrapbook passo a passo (Simples)

Quando traduzimos a palavra “scrapbook” para o português, chegamos a “álbum de recortes”. Essa ideia de recortes ajuda na hora de produzir um scrapbook artesanal, cheio de colagens e montagens personalizadas. Se você se interessa por esse tipo de artesanato, muito popular hoje em dia, esse passo a passo é para você.

Antes de começar a produzir, você deve escolher qual será o tema do seu scrapbook. Não adianta colar imagens bonitas sem nenhum sentido, pois isso faz com que seu scrapbook ficasse poluído.

O ideal é ter o tema bem definido antes de colocar a mão na massa e ser fiel a essa escolha durante todo o processo.

Já tem a ideia na cabeça? Então vamos começar o Scrapbook passo a passo!

Scrapbook passo a passo – Materiais necessários

– Caderno com espiral (desses comuns, que você encontra em qualquer papelaria).

– Tesoura, cola quente, cola comum e cola instantânea.

– Duas folhas de cartolina da cor que você preferir.

– Furador de papel

– Tecido para a capa (pode ser lisou ou decorado)

– Adesivos, strass

– Desenhos relacionados ao tema (recorte de livros, revistas, jornais…)

– Papel contact transparente

– Fita de cetim da cor de sua preferência

Scrapbook passo a passo

1- O primeiro passo é cobrir a capa do caderno com o tecido que você escolheu. Recorte o tecido, deixando sobrar alguns centímetros além da medida da capa. Use cola instantânea para colar (porque ela evita bolhas de ar e não deixa marcas como a cola quente).

2- Usando a cola instantânea, cole o excesso do pano da capa na contracapa. Em seguida, recorte a cartolina na medida exata da contracapa e cole, dessa vez, usando cola comum (mais indicada para usar no papel).

3- Repita os passos anteriores para a parte final do caderno, usando o mesmo tecido para cobrir o restante da capa ou usando alguma textura diferente para mostrar onde começa e onde termina o caderno.

4- Agora vamos decorar! Recorte todos os desenhos que você selecionou. Antes de colar, faça testes de como eles ficarão no seu caderno. Quando estiver totalmente segura, use a cola instantânea para colá-los na capa.

5- Com a capa decorada, é hora de fazer as molduras para as margens. Nesse passo, use os strass para delimitar a moldura. Uma dica legal é usar tecido de outra estampa para fazer as margens: fica muito bonito e é bem simples.

6- Com a capa pronta, vamos decorar a primeira folha do livro, chamada folha de rosto. É nesse folha que você pode explicar qual é o tipo de scrapbook que criou: diário de viagem, bloco de notas, agenda…

Escreva de forma customizada, usando letras em EVA ou à mão. Em seguida, decore da forma que sua imaginação imaginar. Um bom efeito é fazer um laço usando a fita de cetim, colando-o na parte inferior da folha de rosto.

Veja o um vídeo ensinando passo a passo:

Veja também:

Como Fazer um Scrapbook passo a passo (Simples)
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *