Inspire-se: 20 Ideias de Decoração Para Festa Junina

Quando falamos em festa junina, já dá para sentir o cheirinho da canjica, da pipoca e do quentão, não é mesmo? Essa é, sem dúvida nenhuma, uma das festas mais esperadas por todos os brasileiros. É verdade que cada região do país comemora à sua maneira, mas, se algo não pode faltar são as comidas típicas e, claro, os enfeites.

É por isso que as festas juninas são ótimas oportunidades para nós, que trabalhamos com artesanato. Como praticamente tudo nessa celebração é feito à mão, podemos usar e abusar da nossa criatividade e, assim, fazer uma festa junina pra lá de linda. Pensando nisso,

Separamos 10 ideias de decoração de festa junina para você se inspirar e começar a se preparar para a noite de São João.

Junte os materiais e mãos à obra!

1- Varal de bandeirinhas

ideia-para-decoracao-de-festa-junina-9

Festa Junina sem bandeirinhas não é festa junina! Faça um varal de bandeirinhas, que podem ser feitas de papel seda, recortes de revistas ou tecido, e enfeite as paredes e o teto da sua festa. Use e abuse das cores. Uma boa dica é usar sempre um padrão, garantindo um efeito visual ainda melhor!

Veja: Como Fazer Bandeirinhas com papel de seda

2- Parede de chapéus de palha

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-19

Os chapéus de palha são elementos típicos de decoração de festa junina. Uma ideia bem legal é destinar uma parede do evento para colar esses chapéus. Você pode usar cola quente ou mesmo uma fita crepe. Escolha uma parede chamativa, como a que fica atrás da mesa de comidas ou doces, e pronto! Um lindo efeito!

3- Balões

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-22

Os balões também são praticamente obrigatórios em festas juninas. Obviamente, não as bexigas de gás, mas os balões de São João, feitos de papel. Use cores vivas, como o amarelo e o vermelho, e enfeite o balão. Uma boa dica é fazer balões de vários tamanhos e espalhá-los pelo ambiente.

4- Decoração com pipoca

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-1

Uma boa ideia para decoração de festa junina é usar pipocas. Essa opção, além de cheirosa à beça, é bem barata. Use uma agulha e linha de silicone para ligar as pipocas e faça grandes cordões. Você pode colocá-los nas mesas ou usar como varal.

5- Guirlandas de madeira

São João remete a festas no campo. Por isso, use e abuse de tudo que faça referência a esse estilo de vida. Uma boa ideia é pendurar guirlandas de madeira nas portas (do banheiro ou a principal). Decore a guirlanda com tiras de tecido ou pipocas e tenha a certeza de um lindo resultado.

6- Fogueira de palitos de picolé

Noite de São João sem fogueira não existe, não é mesmo? Por isso, se não é possível fazer uma grande fogueira com lenha de verdade, use palitos de picolé para fazer pequenas fogueiras e use-as como enfeites para o centro de mesa. Você pode colocar uma vela pequena dentro ou o desenho de uma fogueira.

7- Decoração com milho verde

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-14

A decoração de festa junina tem tudo a ver com um estilo rústico. Uma boa ideia é usar milhos naturais para enfeitar as mesas. Você pode fazer um arranjo de milhos e uni-los com tecido xadrez. Se colocá-los numa lata parecida às latas de leite das fazendas, esse efeito ficará ainda mais encantador!

8- Espantalhos de EVA

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-4

Outro elemento típico da decoração de festa junina é o tradicional espantalho. Baixe um molde na internet e faça-o em EVA. Depois, cole-os em palitos de picolé e ponha em pequenos vasinhos de flor. Essa ideia serve para centros de mesa ou como decoração da mesa principal.

9- Cobrir cadeiras de camisas xadrez

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-25

Essa moda tem dado o que falar! Cubra as cadeiras com camisas xadrez (dobre as mangas, como se a camisa estivesse abraçando a cadeira). Essa opção pode ser ótima nos casos em que as cadeiras se destoam muito do ambiente (quando são de plástico, por exemplo). Se não conseguir camisas suficientes, use tecido xadrez comum.

10- Bolo fake em forma de fogueira

ideia-para-decoracao-de-sao-joao-29

Os bolo fake têm se tornado muito comuns em festas (ver artigo Bolo Fake de EVA Passo a Passo) e, na decoração de festa junina, isso não é diferente. Faça um bolo de EVA nas cores que remetem a uma fogueira e, em seguida, decore à sua maneira. Será lindo!

Fotos: Como Fazer Em Casa

Veja também:

11 – Lanterna/lampião com papel colorido

Você se lembra das lanternas antigas ou os chamados lampiões? Eles são ótimos modelos para decoração de festa junina, pois nos fazem lembrar de temas campestres e rústicos. Faça lampiões simples em papel de seda ou cartolina e use como centros de mesa! Os convidados irão adorar!

12 – Santinhos para decorar a mesa ou os docinhos

As festas juninas já viraram tradição em todo o Brasil e, hoje, não são consideradas festas religiosas. No entanto, os tradicionais santinhos ainda são uma boa ideia de elementos decorativos. Cole imagens de São João ou Santo Antônio em palitinhos de churrasco e decore a mesa central, o bolo ou os docinhos.

13 – Decoração com vassouras antigas

As vassouras antigas, que parecem ser feitas de palha (aquelas usadas no seriado Chaves que todos nós conhecemos) podem ser elementos bonitos e divertidos para decorar festas juninas. Decore a vassoura como se ela fosse um espantalho, por exemplo, e coloque no jardim ou na porta de entrada da festa. Para isso, faça o rosto com tecido preto e vista a vassoura com uma camisa xadrez!

14 – Barquinhos de papel

Os barquinhos de papel também combinam muito com festa junina e podem ser usados para decorar a mesa central ou as mesas individuais. Você pode usá-los como porta doces ou apenas deixá-los sobre a mesa. Faça os barquinhos em papeis de cores diversas e você terá um efeito muito bonito!

15 – Decoração de Festa Junina com cangaceiros

O personagem cangaceiro também é típico de festas juninas. Você pode fazer esse personagem em EVA, colá-lo em um palito de churrasco e usar para decorar os centros de mesa. Outra boa ideia é decorar as garrafas PET com esse personagem! A hora de servir os refrigerantes será muito mais bonita!

16 – Decoração de Festa Junina com pregadores de roupa em madeira

Os pregadores de roupa em madeira dão um efeito bonito às festas juninas. Podem ser colocados nas extremidades das toalhas de mesa (tanto a central quanto a dos convidados). Se você usá-los sem decoração, terá um efeito bem rústico. Se preferir, decore os pregadores antes de usá-los.

17 – Fitas coloridas

Cores e fitas: essa é uma combinação bem típica de festas juninas. Você pode colocar as fitas nas cadeiras ou até mesmo no lustre de luz. Se preferir, faça uma armação com arame e prenda as fitas, colocando a armação presa ao teto, no centro do salão de festas. Pode dar trabalho, mas com certeza valerá a pena!

18 – Decoração de Festa Junina com tecido chita

A chita é, sem dúvidas, um dos tecidos mais alegres e simples que existe! Decorar a sua festa junina com esse tipo de pano é uma ideia que não falha. Você pode enfeitar as cadeiras com a chita ou usá-la como toalha de mesa. Pode fazer arranjos em forma de guirlanda e pendurar na porta dos banheiros ou da entrada. Use e abuse desse material colorido e alegre!

19 – Cortina  de minibalões

Faça os tradicionais balões de festas juninas em tamanho pequenos e, usando fita de silicone ou elástico transparente, faça uma cortina de balões. Você pode usar essa cortina na porta dos banheiros ou na porta da cozinha, por exemplo. Ou mesmo aplicar em uma das paredes que ainda estava sem decoração.

20 – Decoração com botinas

As botas – ou botinas – usadas no campo podem ser lindos enfeites para a sua festa. Você pode comprar um par de botinas em couro sintético ou plástico ou fabricar uma em EVA. Coloque-as num cantinho do salão ou mesmo da mesa. Uma boa ideia é colocar flores naturais dentro das botas, dando a impressão de que elas são vasos de flor!

Inspire-se: 20 Ideias de Decoração Para Festa Junina
5 (100%) 1 vote

Acesse Um Curso Grátis e Aprenda a Ganhar Dinheiro Trabalhando com Forminhas Para Doces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *