Como Fazer Forminhas Para Doces Passo a Passo

Todos nós sabemos que os doces são praticamente indispensáveis em qualquer festa brasileira: a mesa com doces é a mais disputada pelos convidados, seja casamento, reunião entre amigos, aniversários de adultos ou de crianças.

Talvez por isso há inúmeras opções de doces para festas, que vão desde os mais básicos, como os tradicionais brigadeiros, beijinhos ou cajuzinhos, até os mais elaborados, como os chamados doces finos.

Pensando nisso, nós, que trabalhamos com artesanato, temos que dedicar tempo e criatividade quando o assunto é forminhas para doces.

modelos-de-forminhas-para-doces

Afinal, essas forminhas acompanharão os protagonistas das festas e devem ser feitas com o capricho e a originalidade necessários para esse papel tão especial.

Um outro aspecto importante quando decidimos trabalhar com o artesanato de forminhas para doces é levar em conta que esse tipo de atividade pode ser bastante lucrativa e, já que as festas nunca saem de moda, haverá espaço e demanda para quem se dedica a esse trabalho praticamente durante todo o ano. De fato, aonde tem doces, tem forminhas para doces!

Essa é uma excelente oportunidade para quem busca uma fonte estável de renda. É possível ganhar até R$6.000,00 por mês atendendo noivas e cerimoniais.

Se você gostou da ideia e se animou a trabalhar fazendo forminhas para doces, mas não sabe como produzir, não se preocupe. Vamos trazer diversos tipos de forminhas para doces e mostrar como fazê-las de forma simples, criativa e bonita! Vamos lá?

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITAS SOBRE O MERCADO DE FORMINHAS PARA DOCES <<

Como Fazer Forminhas Para Doces Em Papel

 

O papel é uma opção barata e fácil de manusear. Você pode usar vários tipos de papel, como papel cartão, crepom ou de seda.

Nesse passo a passo de como fazer forminhas para doces, optamos pelo papel de seda e pelo formato de flor, que pode ser usado em maior quantidade de festas, já que combina com qualquer ambiente. Para isso, você vai precisar de:

– Papel de seda
– Tesoura e cola bastão
– Cartolina, papel cartão ou papelão para fazer o molde
– lápis ou caneta esferográfica preta
– molde redondo (pode ser qualquer objeto redondo que tenha aproximadamente 4cm de diâmetro)
– Pedaços de cano: um com 3 cm e um de 4 cm de diâmetro (você encontra em lojas de material para construção).

 

Passo a passo de como fazer forminhas para doces em papel de seda:

 

1- O primeiro passo é desenhar o molde redondo na cartolina, papel cartão ou papelão. Use o lápis ou a caneta esferográfica.

2- Desenhe um círculo no meio e, em seguida, desenhe círculos em volta do círculo central, que será o miolo da flor.

3- Com a flor feita de círculos já pronta, recorte os excessos, deixando apenas os seis círculos no papel cartão. Repita esses três passos, agora com pétalas menores (usando um molde redondo menor ou um dos canos).

4- Agora é a hora de passar para o papel de seda: para isso, coloque as flores em papel cartão sobre o papel de seda e recorte. Faça duas flores com pétalas maiores (o primeiro molde) e uma com pétalas menores (o segundo molde).

5- Usando a cola branca, una o miolo das flores maiores à flor menor. Lembre-se de não usar cola excessiva, pois o papel de seda é bem frágil.

6- Agora vamos usar os canos: coloque o cano maior sobre o menor e ponha o centro da suas flores (já coladas) no meio. Com delicadeza, vá inserindo o cano maior no menor, garantindo que a flor vá tomando forma. Não force muito e, quando tirar a flor separando os canos, dê um retoque com as mãos, garantindo que as pétalas fiquem bonitas.

Agora é só colocar os doces e servir. Você pode usar papel de seda neutro, liso ou estampado! Uma dica é usar papel estampado para as flores grandes e papel liso branco para a flor menor: o efeito fica muito bonito!

Como Fazer Forminhas Para Doces Em EVA

 

O EVA é uma ótima opção para o nosso passo a passo de como fazer forminhas para doces, já que é resistente, pode ser reaproveitado e tem baixo custo. Além disso, é facilmente encontrado em uma vasta gama de cores, o que nos permite usar e abusar da nossa criatividade! O processo é bastante parecido com o passo a passo de como fazer forminhas para doces usando papel de seda, mas tem alguns detalhes diferentes. Vamos fazer seguindo o molde de flor, que já usamos no passo a passo anterior.

 

Para esse passo a passo de como fazer forminhas para doces em EVA, você vai precisar de:

 

– Pistola de cola quente e tesoura com ponta

– Caneta permanente prata ou bisnaga de tinta alto-relevo prata

– EVAs com as cores de sua preferência (usamos ¼ de folha para cada forminha, aproximadamente);

– Molde da forminha.

 

Passo a passo:

 

1- O primeiro passo é cortar as flores em EVA comum. Para isso, usando o molde do passo a passo anterior, desenhe os riscos com a caneta permanente (ou use um palito de churrasco com ponta, já que o EVA é de fácil marcação). Em seguida, corte os excessos com a tesoura.

2- O próximo passo é cortar as extremidades da pétala em direção ao miolo, para termos um efeito bonito que o EVA nos permite.

3- Agora vamos dar um efeito novo para a nossa flor: usando a cola quente, colocamos um pingo de cola na lateral de cada pétala, colando a pétala vizinha sobreposta a essa. Esse passo faz com que a forminha já tome corpo, ficando com aparência bem redondinha e deixando o miolo já pronto para receber o docinho.

4- Com a forminha praticamente pronta, é hora de decorar da forma como você quiser: use gliter, fitas de cetim ou o que mais a sua imaginação sugerir. Uma dica é cortar um papel selofane em forma de círculo e colocar no miolo da forminha.

Você também pode fazer folhas em EVA verde (baixe o molde pena internet) e colar na parte externa da forminha.

Pronto! É só servir!

 

Clique Aqui Para Ver o Passo a Passo de Como Fazer Forminhas Em Tecido Para Doces Finos

Como Fazer Forminhas para doces em Tecarte

O artesanato com tecarte tem crescido bastante nos últimos anos. Com a internet e a facilidade de encontrar esse material com um preço de custo acessível, o tecarte é, hoje, praticamente indispensável na casa de qualquer artesão.

Com tecarte, é possível fazer uma enorme variedade de produtos e, obviamente, com as forminhas para doces isso não é diferente. O tecarte é um material fácil de cortar, tingir e é mais duradouro que o tecido comum: ideal para forminhas.

As forminhas para doces feitas em tecarte passam por um processo de produção bastante parecido às forminhas feitas em tecido. A variedade de cores e modelos é grande, mas, no nosso passo a passo de hoje, usaremos um modelo de forminha em formato de flor, em três camadas. Gostou da ideia? Vamos trabalhar conosco!

Para o passo a passo de como fazer forminhas para doces em tecarte, você vai precisar de:

– Rolo de tecarte (que você encontra na internet)

– Tesoura

– Cola comum

– Folha de papelão, cartolina ou papel cartão

– Caneta esferográfica

– Tinta para tingir o tecarte (da cor de sua preferência)

Passo a Passo de como fazer forminhas para doces  em tecarte:

– O primeiro passo é escolher o modelo de flor que vamos utilizar. Essa escolha depende da ocasião: festa infantil, aniversário de 15 anos, casamento ou qual seja a celebração, é preciso pensar em uma flor que esteja dequada ao ambiente. A margarida comum (com cinco pétalas é bem adaptável e, por isso, é a que usaremos aqui).

– Com o modelo escolhido, é hora de imprimi-lo. Em seguida, cole a folha impressa no papel cartão ou papelão, para, nos passos seguintes, já usarmos o tecarte. Se preferir, use o modelo dos exemplos de forminhas anteriores, que também poderá ser usado nesse passo a passo. Com o modelo colado, recorte os excessos e, usando a caneta, desenhe os traços do molde já no tecarte.

– Recorte os excessos. Para cada flor, usaremos três recortes do molde. Com o molde colado, uma as três flores pelo centro (o miolo), usando cola comum ou cola quente de silicone. Para um efeito diferente, você pode fazer cores de tamanhos um pouco distintos, dando a ideia de que uma está dentro da outra, em crescimento.

– Com as flores prontas, é hora de tingir o tecarte. Há quem faça isso antes de usá-lo no passo a passo. Essa decisão fica a critério da artesã. Espere secar, ajuste as pontas, dando formato de flor e coloque os doces de sua preferência!
forminhas-em-tecarte-2-camadas-forminhas

Como Fazer Forminhas Para Doces – Gerbera

Se você conhece um pouco de flores (ou de artesanato), com certeza sabe o que são as gérberas e como elas são usadas para modelos de produtos artesanais.

As gerberas são flores muito comuns no Brasil, que sobrevivem praticamente o ano todo e, pela facilidade que têm para sobreviver, são encontradas em praticamente qualquer jardim simples. Pela simplicidade, popularidade e beleza, as gerberas são usadas como formatos para um número grande de itens, incluindo forminhas para doces.

Forminhas para doces em gerbera podem ser usados em várias ocasiões, como festas de aniversário de meninas (ou adolescentes), festa de casamento, chás de bebês ou chás de panelas, decoração de Dia das Mães e todas as celebrações que combinem bem com um toque sensível e feminino.

Se você quer aprender a fazer forminhas para doces em gerbera, trouxemos um passo a passo bem legal. Veja! Lembrando que podemos fazer forminhas de gerbera usando todos os materiais que já trouxemos nesse artigo. Escolha o que mais combine com você e mãos à obra!

Para esse passo a passo de forminhas para doces em gerbera, vamos precisar de:

– Tesoura (com ponta)

– Cola comum ou cola quente

– Régua e Caneta

– Papelão, papel cartão ou cartolina para fazer o molde

– Papel vegetal da cor de sua preferência (cada forminha gastará aproximadamente 10 cm de papel).

– Papel de seda ou selofane para o miolo

Passo a passo de como fazer forminhas para doces em gerbera:

– O primeiro passo é encontrar um molde com o desenho da gerbera. Se você domina bem a arte do desenho e conhece a planta, faça os traços você mesma. Caso não tenha tanta habilidade para desenhar, procure um molde na internet: há uma grande variedade de modelos de forminhas em formato de gerbera. Uma dica é optar pode modelos com as pétalas mais grossas, porque ficam mais bonitas como forminhas para doces.

– Com o molde escolhido e impresso, cole-o no papel base (o papelão, a cartolina ou o papel cartão). Em seguida, recorte os excessos, deixando apenas o desenho da gerbera. Com o molde já no papel base, é hora de desenharmos as gerberas no papel vegetal e fazermos as forminhas.

– Para isso, faça o desenho que acabamos de recortar do papel base e, como no passo anterior, recorte os excessos, deixando apenas a flor no papel vegetal. Para dar mais firmeza, sugerimos colar três gerberas para cada forminha, para que fiquem mais grossas e não se rompam.

– Com as gerberas em papel vegetal já prontas, fazemos as dobras com as mãos, dando o formato de flor, separando as pétalas do miolo. Se preferir, faça pequenos cortes entre as pétalas, dando mais movimento à forminhas. Em seguida, recorte o papel selofane ou de seda em círculos com diâmetro similar ao miolo da gerbera e coloque dentro da flor. Agora é só inserir os docinhos e decorar a mesa!

forminhas-para-doces-gerbera

Clique Aqui Para Ver Um Vídeo Ensinando Passo a Passo a Forminha Gérbera

Essa foto abaixo é o modelo Lírio Real. Clique Aqui Para Aprender.

lirio

Curso de Forminhas Para Doces

Quando o assunto é fazer forminhas para doces, há inúmeros passo a passos além dos que separamos para você, mas, se a intenção é se profissionalizar nessa atividade e conquistar um lucro realmente efetivo, temos uma dica ainda mais especial: fazer um curso de forminhas online.

Há vídeos disponíveis no youtube em alguns canais, mas será que apenas vendo esses vídeos, você conseguiria produzir lindas forminhas? Uma noiva se encantaria por essas forminhas? Para artesãs que querem lucrar com artesanato e produzir forminhas de modo profissional,  nós indicamos o Curso de Forminhas da Doces e Arte.

Um dos pontos positivos de cursos pela internet é a possibilidade de adequar as horas de estudo e produção de acordo com o seu tempo. E o melhor: sem sair de casa! Os cursos são feitos pela internet, com um material pensado especialmente para os alunos e alunas.

No Curso de Forminhas da Doces e Arte, você recebe vídeos disponibilizados especialmente para alunos e alunas com dicas sobre artesanato e de como montar seu próprio negócio em casa. Além da prática do artesanato em si, você receberá importantes conselhos sobre artesanato lucrativo, abordando especificamente o ramo das forminhas para doces. Já na primeira semana, os vídeos tratam sobre temas como: o cálculo do benefício fazendo artesanato, dicas de marketing e pesquisa de mercado.

Já no que se refere às técnicas para fazer forminhas para doces, o pessoal da Doces e Arte traz passo a passos de forminhas em materiais como tecido e tecarte, além de disponibilizar lista de materiais necessários e moldes de forminhas especialmente para os alunos e alunas do curso.

Quem se dedica ao artesanato visando a produção de forminhas para doces pode chegar a faturar até três mil reais (R$ 3 mil) por mês, basta saber escolher os materiais corretos e a baixo custo e a trabalhar com uma mente empreendedora. Se até agora, mesmo sendo uma excelente artesá ou artesão, você não conseguiu deslanchar nessa atividade, talvez te falte um pouco de auxílio para organizar gastos e ganhos e calcular melhor as produções das fominhas para doces.

Para se inscrever no curso, é bastante simples. Basta clicar aqui para acessar o site oficial da Marcely Fernandes da Doces e Arte. (link ao final deste artigo) e cadastrar o seu e-mail. A partir disso, você receberá todas as informações necessárias.

Quem trabalha com artesanato sabe que viver desse tipo de atividade pode ser frustrante algumas vezes. É difícil acompanhar as novidades do mercado, ter novas ideias, conquistar clientes e até mesmo produzir alguns itens com um novo tipo de material (como forminhas em tecarte, por exemplo).

Por tudo isso, a necessidade de dedicar um pouco da sua renda e, principalmente, do seu tempo em aprimorar seu trabalho é tão importante. Não tenha dúvidas: faça o Curso de  Forminhas e você verá que um mundo novo de possibilidades se abrirá.

Curso-forminhas2

Como Fazer Forminhas Para Doces Passo a Passo
5 (100%) 2 votes

Acesse Um Curso Grátis e Aprenda a Ganhar Dinheiro Trabalhando com Forminhas Para Doces!

1 Comentário

  1. Ana PAula

    Como tingir o tecarte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *