Como Fazer Espantalho em EVA

O mês de junho chegou e, com ele, as tradicionais festas juninas brasileiras! Só de pensar nessas festas, já imaginamos os docinhos típicos, as canjicas, o quentão, a grande fogueira no quintal e as coreografias que agradam crianças e adultos.

como-fazer-espantalho-em-eva

Para nós, que produzimos artesanato, as festas juninas também são sinônimo de muito trabalho porque a decoração típica é outro elemento essencial em toda festa de São João que se preze, não é mesmo?

Hoje vamos ensinar um passo a passo de um dos itens tradicionais nas festas juninas: o espantalho!

Esse elemento da decoração pode ser feito em tamanho grande e ser colocado na entrada da festa ou pode estar em miniatura, enfeitando o bolo, os centros de mesa, as lembrancinhas, os detalhes das cadeiras e o que mais a decoradora imaginar…

Foto: lilateliê

 

Veja também: 10 Ideias de decoração de festa junina para você se inspirar

Para esse passo a passo de como fazer espantalho, optamos por utilizar o EVA, um material de fácil manuseio e de baixo custo. Vamos lá?

No passo a passo de como fazer espantalho, vamos precisa de:

– EVA nas cores: rosa (para o rosto do espantalho), camurça, vermelho, branco e preto (ou a que preferir para as roupas).
– Palha (para as mãos e os pés)
– Lápis
– Tesoura
– Cola quente
– Caneta permanente e papel cartão, cartolina ou papelão
– Bola de isopor pequena (para ser a cabeça)
– Ripa de madeira de aproximadamente 80 cm ou um palito de churrasco

Passo a Passo de Como Fazer Espantalho Em EVA:

Veja o vídeo ensinando passo a passo:

1- O primeiro passo é escolher o molde para o nosso espantalho. Para baixar o molde do vídeo, clique aqui. Ou, se preferir, escolha um molde disponível na internet. Depois de escolhido ou desenhado, passamos o molde para a cartolina, papel cartão ou papelão, colamos e cortamos os excessos.

2- Com o molde já desenhado numa folha resistente, é hora de começarmos a trabalhar com o EVA. Usando um dos palitos de churrasco ou a caneta permanente, desenhamos as partes do nosso espantalho no EVA, usando os moldes que fizemos no passo anterior. Atente-se para a cor de cada EVA.

3- Com os moldes já desenhados no EVA, é hora de colarmos cada parte no palito de churrasco, picolé ou na ripa de madeira. Para isso, usamos a cola quente, lembrando de apertar bastante com as mãos para garantir que se cole bem.

4- Você já sabe como fazer espantalho em EVA. A última parte é a cabeça: enfie a bolinha de isopor na parte superior do palito ou ripa e, usando palitos de dente ou cola quente, cole o molde do chapéu. Em seguida, usando a caneta permanente, desenhe os olhos, o nariz e a boca, lembrando de garantir que o espantalho tenha feições de espantalho.

5- O detalhe final é colocarmos palha para formar os pezinhos e as mãozinhas de nosso espantalho. Para isso, você pode prendê-los com um elástico ou fita adesiva ou colá-los com cola quente ou cola branca comum.
Se preferir, use tecido xadrez para fazer a roupa.

Para isso, basta recortar o tecido usando os moldes que fizemos no passo 1 e colar no EVA. Use cola comum, quente ou de tecido! Agora que já sabemos como fazer espantalho, é só ir ao trabalho!

 

Foto: lilateliê

Boa sorte!

Como Fazer Espantalho em EVA
5 (100%) 1 vote

Acesse Um Curso Grátis e Aprenda a Ganhar Dinheiro Trabalhando com Forminhas Para Doces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *