Como Fazer Colcha de Retalhos Passo a Passo

Já publicamos aqui no blog vila do artesanato diversos artigos sobre  Artesanato em Tecido, como por exemplo Como fazer flores de tecido e Como Fazer Tiaras para Bebê. Isso mostra que somos apaixonadas por esse tipo de artesanato. Para provar isto, hoje vamos falar sobre Colcha de Retalhos ou Patchwork.

como-fazer-colcha-de-retalhos

Durante o século XVIII, a colcha de retalhos era usada por muitas famílias carentes e de escravos, que precisavam de algo quente para os proteger do frio. Assim, emendavam vários pedaços de diferentes tecidos que sobravam de outros trabalhos e faziam uma colcha de retalhos. Ainda hoje, esta peça é usada por algumas famílias e tornou-se uma forma artística, ganhando cada vez mais popularidade.

 

Hoje em dia, esta técnica tem o nome de patchwork e estas colchas são elaboradas com desenhos e os seus retalhos já têm formas mais elaboradas e bonitas. Com certeza achará divertido aprender a fazer estas colchas. Continue lendo este artigo e aprenda como fazer uma colcha de retalhos passo a passo.

O custo para fazer colchas de retalho é praticamente zero, visto que você usará pedaços de tecidos que já tem em casa.

O que você vai precisar?

6 Passos Para Fazer Colcha de Retalhos

Veja o vídeo ou leia o passo a passo:

 

Passo 1: Escolha o Tecido

Primeiro você vai separar os tecidos que vamos recortar para fazer os retalhos, se você já é costureira deve ter em casa alguns pedaços de tecido que pode estar reutilizando para fazer sua colcha. Você também pode utilizar roupas antigas, ou comprando pedaços de tecidos.

Passo 2: Defina o Formato dos Retalhos

Agora você vai decidir quais serão os formatos dos retalhos, use sua imaginação e criatividade, faça como achar melhor.

Pode ser retângulos, quadrados bolinhas ou triângulos. Imagine o tamanho da colcha que você ira fazer. Com o tamanho em mente, calcule a quantidade de retalhos que irá precisar, leve em consideração sempre o tamanho e o formato dos cortes.

Dica que vale ouro: É bom deixar uma margem dos retalhos dos lados sobrando de aproximadamente 1,5 a 2 cm para costurar nos próximos passos.

retalhos-de-tecido

Passo 3: Escolha o tamanho da Colcha

Agora você vai definir o tamanho da colcha, tem alguns valores que são medidas padrão, anote para não se esquecer:

  •  Colcha de solteiro  2,20 m x 1,50 m
  • Colcha de casal, 2,50 m x 2,50 m
  • Colcha de berço, 1,00 m x 1,30 m.Essas medidas são as mais comuns, você pode alterar se desejar. Use sua imaginação para fazer sua colcha.

Passo 4: Pegue a sua Colcha e Costure os Retalhos

Agora é a hora de por a mão na massa!

Pegue sua colcha e costure os retalhos, lembre-se de cortar os retalhos conforme o tamanho da colcha para não desperdiçar material.

É preferível que os pedaços de tecido tenham todos o mesmo tamanho e formato, pois assim facilitará a união entre eles e a finalização do trabalho.

Antes de começar a unir os pedaços, pode formar a colcha no chão com os pedaços de tecido e jogar com os diferentes pedaços até ter o desenho que pretender.

Dica que vale ouro: É importante lavar os retalhos antes de os começar a unir, pois o tecido que nunca foi lavado poderá largar tinta e manchar os outros pedaços de tecido quando estiverem todos costurados.

Dica que vale outro²: No fim da lavagem, também deverá passar a ferro todos os pedaços de tecido, para ser mais fácil de trabalhar com eles.

Costure todas as partes dos retalhos na colcha exatamente como você planejou que ficaria.

costure-os-retalhos-uns-aos-outros

Passo 5

Agora vamos costurar todo o retalho para ficarem juntos para ficar mais fácil de costurar na colcha que voce escolheu, fazendo isso nossa colcha já esta quase pronta, o próximo passo a ser feito e ver se os retalhos costurados estão do tamanho adequado da colcha.

Passo 6

Agora já esta acabando, se sobrou algum pedaço do seu tecido de fundo você pode estar cortando ele, ou então pode fazer um babado nele para decora-lo ainda mais.

Nossa colcha esta pronta, passe adiante essa ideia tao simples de ser feita que e Como fazer colchas de retalhos.

Veja uns modelos lindos:

colcha-patchwork-modelos-como-fazer-2

blog.costurebem.net

colcha-de-retalhos

 

Agora que você aprendeu o passo a passo é a hora de por a mão na massa!

Presente Especial! Baixe o Livro Grátis!

artesanato-lucrativo-marrom

 

Salvar

Salvar

Salvar

Como Fazer Colcha de Retalhos Passo a Passo
4.6 (92%) 10 votes

Acesse Um Curso Grátis e Aprenda a Ganhar Dinheiro Trabalhando com Forminhas Para Doces!